1. Sobre a Cooperativa

É uma instituição financeira formada por pessoas que se unem para oferecer serviços financeiros com foco no bem comum. As cooperativas de crédito não têm fins lucrativos: seus resultados são revertidos em benefício para os próprios cooperados.

Podem se associar à CoopCargill os colaboradores da Cargill com contrato de trabalho por tempo indeterminado.

Diferente dos bancos, nas cooperativas os resultados são distribuídos entre os cooperados, e as decisões são tomadas de forma democrática.

2. Vantagens gerais

Ao se tornar cooperado da CoopCargill, você tem acesso a uma série de vantagens:
● Taxas de crédito mais baixas;
● Participação nos resultados da cooperativa (sobras);
● Atendimento mais próximo e personalizado;
● Direito de voto nas decisões, com igualdade entre todos os cooperados.

Na Coopcargill, cada associado recebe o rendimento do capital baseado no resultado da Cooperativa, limitado à Selic. Ou seja, quanto maior o seu saldo capital, maior será o seu rendimento.
Para os associados que solicitam empréstimos, há também um retorno de parte dos juros pagos nas operações de crédito, o qual chamamos de Sobras.

Sim. Todos os cooperados têm direito a um voto nas assembleias, independentemente do valor investido. Essa é uma das bases do modelo cooperativista.

3. Seja um(a) associado(a)

Para se associar, basta preencher a ficha de adesão e atender aos requisitos básicos, como ter vínculo empregatício com a Cargill. A ficha está disponível em: https://coopcargill.com.br/confirmacao-de-adesao

Ao se tornar cooperado, é necessário escolher um percentual entre 1% e 10% do salário para desconto mensal em folha de pagamento. Esse valor compõe sua conta capital, funcionando como uma poupança com rendimento mensal proporcional ao resultado da cooperativa.

Sim. A saída é livre e garantida pelo Estatuto da CoopCargill, desde que respeitadas as regras e prazos definidos internamente.

Desligamento espontâneo: resgate total do saldo capital

Se você optar por sair voluntariamente da CoopCargill, o pagamento do saldo da sua conta capital será feito 1x por mês, conforme o nosso calendário de operação.

Importante: para solicitar o desligamento, é necessário não ter empréstimos ativos.

Caso queira retornar, é possível se associar novamente no mês seguinte ao desligamento. No entanto, haverá uma carência de 6 meses para novas solicitações de crédito, com base no tempo de empresa e salário.

Resgate parcial da Conta Capital

Você também pode optar por permanecer na CoopCargill e solicitar o resgate de 30% do seu saldo capital. Esse resgate pode ser feito uma vez por ano e está sujeito às seguintes condições:
● Ter, no mínimo, 12 meses de vínculo com a Cooperativa;
● Estar adimplente com todos os compromissos assumidos;
● Resgatar apenas uma vez a cada 12 meses, contados a partir da última solicitação. (consulte o calendário de operação clicando aqui).

Além disso, o saldo da sua conta capital precisa ser maior que o valor total devedor. Caso haja empréstimos ativos, o percentual de 30% só poderá ser aplicado sobre o valor excedente da conta capital, descontando o total de crédito utilizado.

Ao sair da Cargill, o vínculo com a CoopCargill é encerrado automaticamente.

Se houver apenas saldo de capital, o valor é devolvido integralmente no mês seguinte ao desligamento.

Se houver empréstimo ativo, o saldo capital será utilizado para abater a dívida. Caso não seja suficiente, parte será descontada da rescisão, e o valor restante poderá ser negociado diretamente com a cooperativa.

4. Produtos e serviços

A CoopCargill oferece crédito consignado (desconto em folha de pagamento), destinado a diversas finalidades pessoais, com prazos flexíveis, taxas acessíveis e condições facilitadas.

Não. O foco da CoopCargill é promover a cooperação financeira entre os associados. A ausência desses serviços tradicionais reflete um modelo de atuação mais simples, direcionado e coletivo.

Sim. O cooperado pode acessar sua conta com total segurança por meio do site ou do aplicativo da CoopCargill.

Acesse: https://coopcargill.nossacooperativa.com.br/syscoopweb/coopcargill/login

5. Empréstimos

Para solicitar um empréstimo na CoopCargill, é necessário ser cooperado. Assim que a adesão é concluída, um limite de crédito pré-aprovado é disponibilizado automaticamente, com base em duas possibilidades de cálculo:

● Tempo de empresa e salário, ou
● Cinco vezes o valor do saldo capital (sua “poupança” na cooperativa).

O sistema considera a opção que oferecer o maior valor como limite de crédito.

A. Cálculo com base no tempo de empresa e salário:

● Até 1 ano e 11 meses: limite de 1 vez o salário
● A partir de 2 anos: limite de 2 vezes o salário
● A partir de 3 anos: limite de 3 vezes o salário

Observação: para essa modalidade, o valor máximo do limite é de R$ 15.000.

B. Cálculo com base no saldo capital:

● É possível solicitar até 5 vezes o valor acumulado na sua conta capital e, nesse caso, não há
limite máximo de valor.

Importante: o valor das parcelas não pode ultrapassar 25% do salário bruto (nominal).

Existem duas formas principais de aumentar seu limite de crédito na CoopCargill:

A. Aumento salarial

● Se o seu salário for reajustado, o valor do limite pré-aprovado também pode aumentar, conforme seu tempo de empresa. Isso pode viabilizar um novo empréstimo com base na nova faixa salarial.

B. Aporte no saldo capital (sua poupança na cooperativa)

● Você pode investir mais no seu saldo capital para aumentar o limite disponível.
● Exemplo: se você precisa de R$ 10 mil e seu limite não é suficiente, pode aportar R$ 2 mil na conta capital para alcançar esse valor.

Sobre o saldo capital:

● O desconto mensal em folha pode ser entre 1% e 10% do salário, conforme o percentual escolhido.
● É possível alterar esse percentual a qualquer  momento ou realizar depósitos extras para melhorar seu rendimento ou limite de crédito.

Os valores aplicados rendem mensalmente, com base nos resultados da cooperativa (limitados à taxa Selic).

● Esse dinheiro continua sendo seu e pode ser resgatado conforme as regras da cooperativa.

Importante: antes de fazer qualquer aporte com esse objetivo, entre em contato com a CoopCargill para garantir a correta aplicação e evitar surpresas. momento ou realizar depósitos extras para melhorar seu rendimento ou limite de crédito.

A simulação está disponível para cooperados da CoopCargill, por meio do Portal do Cooperado (site ou aplicativo).

Passo a passo para simular:

● Acesse o Portal do Cooperado;
● Vá até “Empréstimos” > “Simular/Contratar”;
● Simule os valores disponíveis dentro da sua margem, com base no tempo de empresa, salário e/ou saldo capital.

Simulações com aporte adicional no saldo capital devem ser feitas com orientação da CoopCargill.

Avalista é uma pessoa que se responsabiliza pelo pagamento do seu empréstimo, caso você não consiga quitá-lo. É exigido um avalista se o valor solicitado ultrapassar R$ 20.000 de saldo descoberto (valor do empréstimo que excede o saldo capital).

Cálculo do saldo descoberto:

Saldo capital – Valor do empréstimo = Saldo descoberto

Exemplo: Se você tem R$ 20.000 no saldo capital e deseja solicitar R$ 50.000, o saldo descoberto será R$ 30.000 e será necessário um avalista.

Quem pode ser avalista?

● Qualquer pessoa de confiança;
● Não precisa ser funcionário da Cargill;
● Não pode ser cônjuge do solicitante.

Documentos exigidos:

● Declaração de IR;
● RG com CPF ou CNH;
● Comprovante de residência;
● Três últimos holerites;
● Documentação do cônjuge, caso o avalista seja casado(a).

Importante: Sempre consulte a CoopCargill antes de apresentar um avalista, garantindo que os critérios estejam de acordo com a política vigente.

Refinanciamento é a possibilidade de revisar um contrato ativo, com o objetivo de reduzir o valor das parcelas ou liberar margem para nova solicitação.

Como funciona:

● Os contratos ativos são unificados;
● O novo valor solicitado é adicionado;
● O valor total é parcelado novamente em um novo contrato.

Importante: Todo refinanciamento passa por análise e está sujeito à aprovação.

O pagamento dos empréstimos da CoopCargill é feito por desconto em folha de pagamento, sempre no último dia do mês.

Sim, existem duas formas de antecipar pagamentos:

A. Liquidação total: para quitar o empréstimo antes do prazo final.

● Envie e-mail para: coopcargill_cobranca@cargill.com
● Informe: nome completo, matrícula e número do contrato, informando ser uma quitação.

B. Amortização parcial: para adiantar algumas parcelas específicas.

● Envie e-mail para: coopcargill_cobranca@cargill.com
● Informe: nome completo, matrícula e número de contrato e especifique a quantidade de parcelas a antecipar.

Observação: A amortização é feita das últimas parcelas para as primeiras e reduz proporcionalmente os juros. Essas antecipações não cancelam o desconto em folha referente ao mês vigente.

6. Recuperação de crédito - Associados afastados e ex-associados

Se você estiver afastado do trabalho e tiver empréstimo ativo com a CoopCargill, há duas opções para manter sua regularidade:

A. Pagamento via boleto bancário:

Entre em contato com a Coop para informar o afastamento e solicitar os boletos. Durante o afastamento, não há desconto em folha, por isso o pagamento precisa ser feito diretamente via boleto.

B. Aguardar retorno ao trabalho:

Você também pode aguardar o retorno à empresa. Assim que o salário voltar a ser pago, será realizado o desconto em folha, no percentual máximo permitido, com o objetivo de regularizar o empréstimo ativo.

Dúvidas? Fale com a equipe da CoopCargill para orientações personalizadas.

A regularização depende de você ter ou não empréstimos ativos com a CoopCargill no momento do desligamento.

Ex-cooperado sem empréstimo:

● No mês seguinte ao desligamento, até o dia 10, o valor do saldo capital será depositado na conta bancária cadastrada.

Ex-cooperado com empréstimo ativo:

● O saldo capital será usado para abater a dívida existente;
● Se o saldo não for suficiente, parte do valor será descontado diretamente da rescisão;
● Caso ainda reste saldo devedor, a CoopCargill entrará em contato até o dia 10 do mês seguinte ao desligamento para negociar a melhor forma de quitação.

Você também pode procurar a cooperativa diretamente a partir do dia 10 do mês seguinte ao seu desligamento para encontrar a solução mais adequada.

7. Atualização cadastral e dados bancários

Manter seus dados atualizados na CoopCargill é fundamental para garantir a precisão das informações e a eficiência no atendimento.

Atenção: a atualização realizada na Cargill não é automaticamente refletida na base da cooperativa. Por isso, é necessário que você atualize seus dados também no Portal do Cooperado.

● Acesse o Portal do Cooperado pelo aplicativo ou pelo site;
● Vá até a opção Outros Serviços > Meus dados;
● Verifique as informações, realize as alterações necessárias e clique em Confirmar.

● Dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, etc.);
● Dados bancários;
● Percentual de desconto da conta capital;
● Endereço, telefones e e-mail.

A atualização salarial é realizada automaticamente pela CoopCargill, com base nas informações repassadas pela empresa. O sistema é atualizado até o dia 15 do mês seguinte ao reajuste.

Em caso de dúvidas, entre em contato com os canais oficiais da cooperativa

8. RDC - Recibo de Depósito Cooperativo

O RDC (Recibo de Depósito Cooperativo) é o produto de investimento da CoopCargill.

Com rendimento superior ao CDI de mercado, essa aplicação oferece:

● Segurança;
● Liquidez diária;
● Taxa de administração zero.

Atualmente, está aberta a carteira com rendimento de 130% do CDI.

Preencha o formulário de solicitação de aplicação;
● Salve o documento em PDF e envie para o e-mail: coopcargill@cargill.com;
● Após o recebimento, o formulário será inserido no sistema Docusign para assinatura digital. Se
preferir, é possível imprimir e assinar manualmente.

Importante: leia atentamente o regulamento da aplicação antes de enviar sua solicitação.

O resgate do RDC pode ser feito a qualquer momento, basta enviar o formulário de resgate preenchido e assinado para o e-mail coopcargill@cargill.com.

Observação: os rendimentos dessa aplicação estão sujeitos à incidência da tabela progressiva do Imposto de Renda.

9. CoopEduca

O CoopEduca é o programa de capacitação da CoopCargill. Ele utiliza a plataforma do SESCOOP para oferecer cursos, treinamentos e palestras voltados à formação, qualificação e certificação dos cooperados.

Todos os cooperados da CoopCargill podem participar gratuitamente.

1. Pré-cadastro:
Preencha o formulário de pré-cadastro com seus dados pessoais e autorize o compartilhamento das informações com o SESCOOP.

2. Contato com o SESCOOP:
Após o envio, você receberá um e-mail do SESCOOP (relacionamento@sistemaocesp.coop.br) para finalizar o cadastro na plataforma.

3. Acesso aos cursos:
Com o cadastro finalizado, você receberá login e senha para acessar os cursos disponíveis conforme seu interesse e ritmo.

4. Certificação:
Todos os cursos oferecem certificação digital reconhecida pelo Sistema SESCOOP

10. CoopFinanças - Mentoria Financeira

O CoopFinanças é o programa de Educação Financeira da CoopCargill. Ele foi criado para capacitar os associados, oferecendo conhecimento prático sobre como administrar melhor seus recursos financeiros com segurança e responsabilidade.

Todos os funcionários e funcionárias da Cargill.

A mentoria oferece acompanhamento gratuito, sigiloso e personalizado com especialistas em finanças.

O objetivo é ajudar cada pessoa a alcançar seus objetivos financeiros, com base em três pilares:

● Financeiro: orçamento, controle de gastos e consumo consciente;
● Investimentos: noções básicas, definição de perfis e construção de patrimônio.

Basta preencher o formulário de interesse: https://forms.office.com/r/BZaaJHv6Kt

Ao surgir uma vaga, a equipe da Coop entrará em contato para agendar o melhor dia e horário para o atendimento.

Também oferecemos:

● Palestras e workshops: encontros interativos sobre temas financeiros, carreira e cooperativismo.

11. Atendimento

A CoopCargill está disponível pelos canais digitais, priorizando o atendimento ágil e próximo via WhatsApp.

● WhatsApp: (11) 5039-5017
● E-mail: coopcargill@cargill.com
● Telefone: (11) 5099-3039

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (horário de Brasília, exceto feriados).