Cooperativismo
de crédito

Cooperativa Financeira (ou de Crédito) é uma instituição financeira organizada sob forma de sociedade cooperativa, mantida pelos próprios sócios, que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários.
Enquanto DONO, o sócio participa das decisões que são tomadas em assembleia, onde ele elege pessoas para administrar a cooperativa em seu nome. Enquanto USUÁRIO ele utiliza os produtos e serviços que a cooperativa disponibiliza aos sócios (empréstimos, aplicações, depósitos, seguros, consórcios e outros). 
Em uma Cooperativa todas as movimentações financeiras feitas pelos associados são revertidas em seu benefício através de preços competitivos e da participação na distribuição das sobras. Além disto, os recursos aplicados na cooperativa ficam na própria comunidade, o que contribui para o desenvolvimento das localidades onde está inserida.
As cooperativas não visam lucros e por isto o resultado alcançado (sobras) é repartido entre os sócios, de acordo com a respectiva participação nas operações e movimentações.

Os 7 princípios cooperativistas

As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar e que estejam alinhadas ao seu objetivo econômico e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro. Não existe qualquer descriminação por sexo, raça, classe ou ideologia.

As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participação ativamente na formulação de suas politicas e na tomada de decisões. Os representantes são eleitos por todo o grupo.  

Em uma cooperativa, os membros contribuem equitativamente para o capital da organização. Parte do montante é propriedade comum da cooperativa e os membros recebem remuneração limitada ao capital integralizado, quando há. Os excedentes da cooperativa podem ser destinados às seguintes finalidades: benefícios aos membros, apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados ou para o desenvolvimento da própria cooperativa. Tudo sempre decidido democraticamente.

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros, e nada deve mudar isso. Se uma cooperativa firmar acordos com outras organizações, públicas ou privadas, deve fazer em condições de assegurar o controle democrático pelos membros e a sua autonomia.

Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das
comunidades. As cooperativas promovem educação e formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes. Além disso, oferecem informações para o públco em geral, especialmente jovens, sobre a natureza e as vantagens do cooperativismo.

Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados. Sejam unidas em estruturas locais regionais, nacionais ou até mesmo internacionais, o objetivo é sempre se juntar em tomo de um bem comum.

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.

Estatuto Social

O Estatuto Social é um conjunto de normas que regem funções, atos e objetivos da nossa Cooperativa, e é elaborado para atender as necessidades da cooperativa e de seus Cooperados.